facebook

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Allen e o Velho Mundo.


Já faz um tempo que virei fã do cineasta, dramaturgo e escritor Woody Allen, já assisti vários filmes dele e até me arrisquei colecionar alguns. De toda a filmografia  consegui  28 filmes de um total  de 50 aproximadamente, enfim, isso é irrelevante pensando em toda obra executada genialmente por ele. Boa parte de  todos esses filmes existe uma característica em comum, muitos deles foram rodados em Manhattan, que por sinal é titulo de um dos seus filmes e uma ótima locação, muito bonita e charmosa, pelo menos é o que acho dessa parte dos Estados Unidos, lugar esse que eu conheço  só através dos filmes é claro, pois eu nunca sequer sai do país para ter uma referência, tudo bem, os filmes e livros nos possibilitam essas viagens.

Bom, de uns tempos para cá o autor passou a rodar seus filmes fora do circuito americano, não sei por que, se por conta das locações serem mais baratas ou se era para mudar a fotografia de seus filmes, enfim, o que importa é que só mudou mesmo o local, a genialidade ele levou junto para o outro continente.

Assisti esses filmes a principio com receio, imaginava como poderia ser um filme dele fora de Manhattan ou ele  sem falar mau da Califórnia, coisa que aliás é muito engraçado em seus filmes, acho o maior barato ele esculhambando essa região.

Voltando a questão Européia, assisti aos filmes O SONHO DE CASSANDRA, MATCH POINT ambos  rodado em Londres, VICK CRISTINA BARCELONA, obviamente rodado em Barcelona,  Espanha, MEIA NOITE EM PARIS rodado na França e por fim O AMOR ESTA EM ROMA na Itália. Todos esses filmes claro que gostei, aprendi e conheci lugares e culturas diferentes, e sempre contada com um belo drama ou uma engraçada comédia romântica, coisa que aliás é especialista em fazer, em seus filmes fico sempre apreensivo para ver qual a referência que vai utilizar, e para minha alegria sempre sou surpreendido, é muita informação para mim, sempre que vejo algum filme desse autor me sinto melhor, aprendo mais, é assim que me sinto.

Comecei a pensar assim, me sentir melhor depois que assisti a um programa do Antonio Abujamra, na ocasião ele entrevistava um sujeito, não lembro quem era o cara, só lembro do seguinte. Abujamra perguntou para o entrevistado porque ele havia ido a Cuba se ele não era comunista.

Ai o entrevistado respondeu.

É  que meus amigos inteligentes iam a Cuba e eu queria me sentir inteligente também. Acabou a entrevista ai, sorriram e  Abujamra diz para o entrevistado.

Da Ca um abraço que é a única coisa falsa desse programa.

È isso, me sinto mais inteligente em ver filmes do Woody Allen, acho que sempre vale a pena, me sinto bem e com um pouquinho mais de cultura. Fica a dica.

2 comentários:

  1. Gosto muito de Allen, dos antigos aos atuais filmnes europeus, meus favoritos: Annie Hall ( que no Brasil teve o ridículo título "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ), Zelig , Rosa Purpura do Cairo e Vicky Cristina Barcelona.

    ResponderEliminar
  2. O humor inteligente de Allen nos faz refletir criticamente a nossa existência.

    ResponderEliminar