facebook

sábado, 9 de junho de 2012

A Arte de Interpretar a Literatura.





Olha eu de novo me atrevendo a falar de literatura e cinema, sei e confesso que ambas não são minha especialidade, aliás não conheço nada que realmente eu entenda de verdade, mas me esforço, ou pelo menos tento.

Dias desses assisti  um telejornal que falava do lançamento de um filme para o mês que vem, trata-se do filme On the Road, filme esse que foi inspirado na obra do escritor norte americano Jack Kerouac, feito na década de 50 do século passado. Li esse livro quando  tinha meus 18 ou 19 anos e acho que foi o primeiro de vários livros que fala sobre marginalidade que li, pelo menos é o que penso da obra. Depois disso li Charles Bukowski, Reinaldo Moraes, Joeli  Pimentel, esse ultimo é bem underground, esses caras aí. Enfim gosto de ler mas ainda não li um décimo que deveria ter lido.

Diante dessa notícia que acabara de ver no telejornal peguei-me a pensar nas obras que já havia lido e que se tornaram filmes depois, claro que não consegui lembrar-me de muitas coisas, como já falei não sou especialista no assunto, mas mesmo assim me vieram alguns em mente, o próprio On The Road que em breve será lançado no cinema, o Ensaio Sobre a Cegueira, e por fim O Amor nos Tempos do Cólera, todas essas obras já tive a oportunidade e felicidade de ler, pois todas além de ser uma obra prima, pelo menos para mim trata-se também de clássicos da literatura contemporânea. Enfim, tornei-me melhor depois de ter lido esses caras.

E olha que curiosidade, num outro texto que escrevi, também citei o Ensaio Sobre a Cegueira de Jose Saramago, vi esse filme há um certo tempo, gostei  muito. Mas claro nada se compara à narrativa e o realismo que Saramago consegue descrever, é simplesmente genial esse sujeito, não deixa passar nada sem colocar uma peculiaridade nas histórias, muito bom, é o que eu acho.

Agora O Amor nos Tempos do Cólera, li esse livro se eu não me engano em 2004 ou 2005, lembro-me de quando estava lendo esse livro, me  empolguei tanto com a leitura e o amor incondicional de Florentino Ariza por Fermina Daza que também fiquei apaixonado, não queria parar de ler, e olha até que ponto eu cheguei, quando estava terminando a leitura era tamanha a minha excitação, lia no caminho do trabalho, em casa, devorei o livro, Gabriel García Marquez me prende muito com sua escrita, outro gênio....enfim, nas últimas páginas estava no caminho do trabalho, cheguei na estação onde tinha que descer e fiquei por lá mesmo, atrasei-me um pouco mais, pelo menos umas meia hora, mais valeu, enquanto não acabei a leitura não sai da estação Santa Cecília, estação essa que deveria ter saltado. O pior dessa história foi o chefe passando também para o serviço e me ver parado lendo ao livro e nada de eu ir trabalhar, quando cheguei no serviço e ele me perguntou a razão de eu estar lá parado, respondi e claro que ele não acreditou, fazer o que?.....Disse que eu era louco....nem liguei.....

Por fim, porque essa ladainha toda que eu contei? Essas três obras por coincidência ou não foram interpretadas ou dirigidas por brasileiros, motivo esse que me orgulha muito, no Ensaio Sobre a Cegueira, teve a atuação da jovem Alice Braga brilhantemente interpretando a linda rapariga de óculos escuros e dirigida por Fernando Meirelles, além de partes do filme ter sido rodado aqui em São Paulo. O Amor nos Tempos do Cólera, com a diva do cinema nacional Fernanda Montenegro, que empresta seu talento e delicadeza a bela personagem de Trânsito Ariza como mãe do protagonista da obra, e por fim o filme On the Road que foi dirigido por nada mais nada menos que Walter Salles, esse dispensa qualquer tipo de comentário....É isso, três grandes obras da literatura mundial contemporânea e o Brasil emprestando seus talentos para abrilhantar ainda mais essa linda coisa que é a arte da literatura e do cinema. 

Sem comentários:

Enviar um comentário