facebook

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia dos Professores



Hoje deveria ser um dia de comemoração, mas infelizmente não será. Como de hábito fico com a internet aberta quando estou em casa bisbilhotando nas redes sociais, verificando emails ou lendo alguma coisa que me chame atenção ou que desperte algum interesse.

Dia dos professores, mensagens de felicitações e palavras de incentivos não faltaram e isso é super bacana se tratando do meu trabalho que bem verdade não tem sido fácil, dificuldades é o que não falta nesse ofício.

Pois bem, na verdade o que deveríamos comemorar, ou melhor, o que eu deveria comemorar não será nesse ano. Pela manhã me deparei com uma noticia que me deixou deveras triste.

INCÊNDIO na E.E. Comendador Mario Reys atingiu parte da biblioteca e outras áreas... lamentável“

Essa notícia me veio como uma bomba. Nesse momento me vieram várias lembranças da infância e adolescência. Lá iniciei meus estudos e fui alfabetizado, fiz boa parte dos meus amigos, minhas paqueras infantis, namoros juvenis, brigas com professores, visitas constantes a sala da diretora por conta do meu comportamento amigável com colegas. Lembrei de tudo que passara naquele recinto, formatura do ensino fundamental, médio, enfim, minha vida escolar e essa escola se resumem a uma só. Não tem um sem o outro, minha história sem essa escola não existiria, assim como de muitos dos meus colegas.

A notícia por si só para alguns não seria tão relevante como foi e esta sendo pra mim, não porque eu seja mais interessado ou preocupado com a escola, aliás, quem estudou nela acredito, deva estar com o mesmo sentimento que eu. Tristeza pelo ocorrido.

Tanto eu como minha família tem uma relação com o bairro e a escola. Todos os meus irmãos estudaram no colégio, do mais velho ao mais novo. Tivemos alguns professores em comum, que além de professores, alguns eu tive a honra de me tornar colega de profissão, afinal depois de muito tempo acabei também me tornando um professor. E o melhor da história é que fui dar aula exatamente no lugar de onde havia saído e dado muito trabalho, foi aí que comecei a acreditar na lei:

Aqui se faz aqui se paga.

Tudo que eu aprontara enquanto aluno eu tive o retorno quando fui trabalhar lá, quase desisti do ofício por várias vezes, lembrei de colegas e ex professores dizendo a mim que quase fui o responsável pela desistência da carreira de alguns, paguei meus pecados com a mesma moeda e só agora entendo que juventude e molecada é tudo igual, como aquela música do Belchior, como nossos pais.

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo
Tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como Os Nossos Pais...

Enfim, nessa escola iniciei tudo que há de melhor em mim, conheci o melhor que podia conhecer, aprendi o melhor que podia aprender, e lembro do melhor do que eu possa lembrar.

Por sorte parece que só queimou parte da biblioteca e nada de mais grave, o importante mesmo é a história que ficou. Essa nem as chamas desse incêndio pode destruir.

Aos meus familiares, amigos e colegas de profissão que fazem parte desse colégio.

Viva o Dia dos Professores.


Sem comentários:

Enviar um comentário