facebook

sábado, 22 de dezembro de 2012

Saudosismo.




Quando falamos em saudosismo, normalmente vem em nossa cabeça uma lembrança gostosa ou algo que nos alegra, pelo menos é a impressão que tenho acerca disso. Mesmo sendo relativamente jovem, me considero um saudosista, gosto de me pegar lembrando de coisas passadas que aconteceram no decorrer da minha vida e de antes também, pois conseguimos ter boas lembranças através de leituras já feitas.

Dia desses conversando com colegas de trabalho, falávamos de músicas que tocam atualmente, e eu como bom ignorante que sou não consegui me lembrar de nada que realmente me atraia nos dias de hoje, e de verdade não consigo gostar de nada desses tempos, não sei se por preconceito ou pela falta de conhecimento mesmo, pois não me permito escutar nada que eu não conheça, puro conservadorismo, sei disso, mas é mais forte que eu, há de se fazer o que?

Durante essa discussão ou melhor, esse nosso bate papo, lembramos de várias bandas e músicos da década de 80 e 90 do século XX, bandas de rock nacional e internacional, músicas engajadas e outras nem tanto mas com um espírito pelo menos ao meu ver crítico sobre nossa sociedade, questões políticas ou até mesmo uma grande sátira como os “Mamonas Assassinas” que confesso que na época eu não gostava, se fosse hoje, juro que teria um outro conceito, perto do que temos hoje esses garotos eram geniais, mas não é deles que quero falar.

Lembramos das bandas Legião Urbana, Capital Inicial, Ultraje a Rigor, Ira, Camisa de Vênus, Titãs, Plebe Rude, Golpe de Estado e tantas outras desse mesmo período e de verdade todas essas bandas tinham uma mensagem ou uma critica do momento. Uns mais politizados outros mais polêmicos, outros mais gozadores ou simplesmente estavam se divertindo fazendo suas músicas, mas faziam música, tinha entretenimento sem a vulgarização e banalização, tinha algo a dizer, mesmo que fossem bobagens temporais, preconceitos imaturos ou um romantismo barato, mas diziam. E por isso tenho saudades, saudades daqueles que fizeram parte da minha adolescência e fizeram com que eu tivesse um senso um pouco mais crítico que carrego até hoje. Sei que é  chato, porém com um gosto menos duvidoso do que essas músicas de hoje possam nos oferecer. .




Era disso que estava falando....Fica a Dica.

1 comentário:

  1. E eu que tenho saudade das bandas da década de 80... e eu nem estava vivo pra ouvi-las!!!

    ResponderEliminar