facebook

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Estorvo.


É muito engraçado como subestimamos o outro, ainda mais quando o outro é uma criança, muita gente ignora por completo o que eles têm a dizer, o que pensam o que estão fazendo e o pior de tudo, que é achar que eles nunca tem razão.


Tenho visto isso com muita frequência no meu dia-dia, e confesso não ser muito diferente quando se trata de determinados assuntos, nós adultos acabamos sendo arrogantes e não ouvindo o que as crianças podem nos dizer, ou até mesmo nos ensinar. Que ignorância a nossa!


Hoje mesmo fui surpreendido por uma aluna do sexto ano, estava aplicando prova, e ao termino da atividade ela me perguntou se poderia ler um livro, e é claro que respondi de pronto.


Claro querida, que livro é esse?


Ela na maior humildade respondeu.


O Estorvo, do Chico Buarque.


Fiquei boquiaberto, imaginando o que faria uma menina de onze anos se interessar por tal literatura.  Ai perguntei imediatamente.


Porque esse livro e não outro?


Ela respondeu...


Vejo algumas frases dele na internet e me interessei pelo autor.


De novo, não sabia o que dizer, só sei que adorei ter visto isso, e vi também o quanto somos surpreendidos nas mais variadas horas, na escola, em casa, com as perguntas que meu filho faz e não sei responder, na rua escutando alguns questionamentos, enfim, o que achamos um estorvo certas horas, na verdade é uma lição de como devemos respeitar e nunca subestimar o que uma criança pode fazer. Fica a dica...

1 comentário: